sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Verner Panton e a brincadeira da cadeira

Todo designer deve desenhar uma cadeira! Eu, como designer que sou, penso em desenhar a minha um dia... Uma boa fonte de inspiração é o designer Verner Panton.


Em design contemporâneo, nomes como os de Ron Arad e Karim Rashid são exemplo de grande originalidade. Entretanto, há 50 anos atrás, um dinamarquês nascido na cidade de Gamtofte produziu peças que ainda hoje têm como principal característica a inovação. Verner Panton é sinônimo de vanguarda.
Tendo iniciado seu trabalho na segunda metade do século passado, foi expert em criar um mobiliário lúdico e novo numa época em que o mundo atravessava a era pré-tecnológica. Formado em Arquitetura pela Academy of Art de Copenhagen, entre 1950 e 1952 trabalhou com Arne Jacobsen, outro importante nome do design, contribuindo com a criação da conhecida cadeira "The Ant". Como designer suas criações foram produzidas por muito tempo à mão pela Plus-Linje, tendo ficado conhecidas mundialmente. De característica "flamboyant" (ramificação do gótico) em sua linguagem e possuindo um grande interesse por tudo que fosse vanguarda, Panton foi o precursor da revolução pop no mobiliário cool da época.
O designer utilizou como matéria prima para seu trabalho materiais como o plástico, o poliuretano e a espuma. Queria quebrar a frieza e rigidez do ferro e tornar o mobiliário mais engraçado. Para ele, era "inconcebível sentar num sofá bege e quadrado".
Algumas de suas peças, como a cadeira "Cone" e a conhecida "Panton Chair", desafiaram a lei da gravidade e ainda hoje causam admiração e espanto. A Panton Chair, foi a primeira cadeira produzida em plástico, sendo ela uma peça inteira, contínua. Unidade em forma e material.

"Panton Chair" é uma escultura, pode ser mesa, cadeira, depende do momento. E como o próprio Panton dizia, com esta cadeira se sentar passa a ser agora tão divertido quanto brincar. É feita com um bloco único de polietileno, que se apresenta tal qual uma escultura totalmente limpa, em seis cores marcantes. Quando justapostos, na posição de poltrona, os módulos podem compor sofás de dois ou mais lugares.



Ah! Muita gente não sabe, mas Panton também criou brinquedos, literalmente falando, além de luminárias e espaços interiores.



Assim é a obra de Panton: criação, beleza, liberdade e principalmente, uma pitada de "deixemos de nos levar tão a sério". Para conhecer mais a obra desse gênio, ele possui um site bastante completo onde é possível encontrar todas as suas obras desde o inicio da carreira: www.vernerpanton.com. Leia mais: http://obviousmag.org/archives/2009/03/verner_panton.html#ixzz1dQXt3LDv
Adaptado de: http://obviousmag.org/archives/2009/03/verner_panton.html em 11 nov. de 2011.




 por Aline Rodriguel Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário