quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Design Gráfico Contemporâneo

Por Célio da Silva Rodrigues


A idade contemporânea está marcada de maneira geral, pelo desenvolvimento
e consolidação do regime capitalista no ocidente e, consequentemente pelas disputas das grandes potências mundiais por territórios comerciais, matérias-primase mercados consumidores. Nesse contexto está inserido a cultura Kitsch, que conforme Jefferson W. Kielwagen (2005), “o Kitsch surgiu por volta de 1860,como um estilo característico dos bens de consumo produzidos industrialmente”.O Kitsch foi concebido na sociedade burguesa da época, que ditava os moldes sob os quais os projetos deveriam ser concebidos e as regras de produção.


O Kitsch não foi somente um estilo, mas sim um movimento cultural que se manifestou nas artes, na literatura e nos projetos gráficos de design.O objeto Kitsch tem a característica da inautenticidade, de imitar materiais ou outras peças para constituição de outra obra. No entanto, o objeto Kitsch sempre será decorativo e ilusório, mesmo que seja banal e sem valor algum. O objeto Kitsch põe em evidência as reações que a obra deve provocar e elege como finalidade da própria operação a reação emotiva do consumidor.

Em 1960, a pop art retoma o Kitsch, adequando os ornamentos e adornosde maneira divertida e bem humorada.

A partir da análise do fenômeno Kitsch, podemos perceber que na contemporaneidade é impossível escapar do Kitsch no design, pelos seus efeitos pré-fabricados para o consumidor, pela utopia de arte harmoniosa e “arte da felicidade”, princípios decorativos e de conforto visual.

Portanto no design contemporâneo o Kitsch tem presençagarantida e os designers podem e devem utilizar-se desse recurso para elaboração de projetos conscientes, aliados à sinestesia, à pré-fabricação de efeitos, no intuito de emocionar e persuadir o público-alvo.



Referências bibliográficas:


ECO, Umberto. Obra aberta. São Paulo: Perspectiva, 1991. KILLY, Walther.

Deutscher Kitsch. Goettingen: Vandenhoek em Rurpecht, 1962.

MOLES, Abraham. O Kitsch. São Paulo: Perspectiva, 1991. KIELWAGEN, Jefferson Wille.

 Kitsch e Design Gráfico. Joinville: Editora Independente, 2004

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