sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Design Contemporâneo

Por Sérgio Antonio Leitão Pereira



Mesmo com toda variedade social cultural e política inseridas no contexto atual, o design tem sua representatividade inserida em produtos, serviços, acessórios, objetos, etc. Há uma simbiose com a arquitetura e a decoração, com a arte e a comunicação, da publicidade e a moda. Nessa infinidade de influências e possibilidades, é imperativo que haja debates incessantes no que se refere à particularidade e à massificação da produção artística contemporânea de forma que a tendência não seja convergida para uma grande  massa de produtos parecidos.

No design contemporâneo, tendências, estilos e fundamentos teóricos evoluem de forma gradual, e ao mesmo tempo há uma imensa variedade de formas de expressão, sejam estas inovadoras, ou revisitando o antigo sob um novo prisma.

É cada vez mais perceptível que o design tem sua força multiplicada quando a teoria e prática são encarada como complementares e contemporaneidade estimula o design a ser nova uma experiência, aberta, que aproxima uma estrutura simples em sua complexa realidade cultural. E é nessa complexidade cultural que as inovações tecnológicas destacam-se como aliados essenciais. A ação do design passa a destacar as ações que ligam o projeto à criação.

O design contemporâneo depende da relação entre os aspectos socioculturais e políticos, e isso reflete diretamente em sua produção, popularização e consumo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário