quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Design e Arte Contemporânea

Lainy Aparecida da Silva

A arte contemporânea antes era vista apenas como uma pintura e escultura, mas depois passou a ter uma base de valor visual, onde os artistas começaram a se preocupar em estudar mais as cores e a luz das telas, e os escultores passaram a se preocuparem na escultura como formas geométricas, e também como formas orgânicas, curvilíneas e sensuais.
Portanto essa nova visão serviu como um processo de base para o Design moderno e contemporâneo. Os artista procuraram pesquisar novos materiais e formas industriais, tomadas por consequências funcionalistas trazendo o design como uma forma para desenvolver peças com necessidades de ter uma industrialização em larga escala , ou seja, assim surgiu uma produção em massa.
Uma peça não passava a ser única e feita por uma inspiração do seu criador, e sim passava-se a

pensar nas suas formas geométricas para a criação de várias outras, produzindo peças que fossem usual e utilitárias, e também tinham agora um valor comercial.
A nova visão desses artista começaram a ver o objeto de arte não propriamente como escultura e, sim uma tendência de aproximar o objeto de arte ao objeto do cotidiano.
O design ele cria caminhos diferentes do que a arte, enquanto a arte tem liberdade de criar linguagens sem a preocupação de transpassar um compreensão e assimilação com a peça, já o design tem interesses com questões como: a utilidade da peça e a ergonomia. Então, a pesquisa sobre a forma ainda é uma questionamento importante na área de design.
Conclui-se que o design hoje, tem que acompanhar a evolução e estar atento a política, a sociedade e a ética, podendo assim contribuir com as necessidades dessa sociedade, assim manisfestando em seu trabalho todo esse encargo que existe a seu redor e que de certa forma lhe trás uma influência a ser atendida com contribuições para a sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário