quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Arte contemporânea atraves de subprodutos

Por Wellington Augusto Oliveira de Jesus


No mundo inteiro a arte contemporânea vem sendo produzida através de subprodutos que encontramos nas ruas das cidades, devido ao consumo exagerado estamos produzindo uma grande quantidade de lixo, e não sabemos como reciclá-los corretamente, a arte contemporânea esta se utilizando desses resíduos para criar artigos de luxo com a inserção da arte.

Os designers e artistas que estão espalhados pelo mundo estão utilizando as mais diversas formas, inclusive as inovadoras para regar a arte experimental.


O documentário Lixo Extraordinário (http://www.lixoextraordinario.net) transmite essa idéia de transformação do lixo em arte. Filmado ao longo de dois anos (agosto de 2007 a maio de 2009), Lixo Extraordinário acompanha o trabalho do artista plástico Vik Muniz em um dos maiores aterros sanitários do mundo: o Jardim Gramacho, na periferia do Rio de Janeiro. Lá, ele fotografa um grupo de catadores de materiais recicláveis, com o objetivo inicial de retratá-los. No entanto, o trabalho com esses personagens revela a dignidade e o desespero que enfrentam quando sugeridos a re-imaginar suas vidas fora daquele ambiente. A equipe tem acesso a todo o processo e, no final, revela o poder transformador da arte e da alquimia do espírito humano.



Fernando e Humberto Campana utilizam a mesmo pensamento utilização de matérias comum para fazer sua arte.


Os irmãos Campana são hoje conhecidos no mundo todo por suas qualidades numa arte extremamente técnica e sofisticada: a arte design; inovadora, maravilhosa e diferenciada em todos os aspectos. Os irmãos também se destacam pela utilização de materiais comuns, que usamos no dia a dia e nunca pensamos que pudessem ser usados como arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário