quarta-feira, 9 de novembro de 2011

O Poder do Contemporâneo

Por Breno Luiz Cortes Veloso



O Movimento Contemporâneo sempre existiu no momento da saturação cultural da humanidade. A necessidade de sempre se renovar provém das inseguranças e incertezas sobre aquilo que foi instituído prematuramente. Atualmente nossa sociedade grita por mudanças, vivemos em uma cultura alienada consumista, entre políticos e instituições corruptivas.


Como nunca os movimentos dos artistas/designers se tornaram mais explícitos dentro dessa cegueira social. Obras irônicas e sensacionalistas que muitas vezes questiona o ponto de vista comum, proporciona um novo caminho as ideias. Esse sistema de renovação, a sede pelo o questionamento do velho, funciona como um mecanismo natural contra a loucura social. Onde o homem por perpetuar o erro muitas vezes não sabe mais qual é a referencia do correto. Vivemos em uma sociedade cega pelo seu erro onde interessados fazem de tudo para manter todos adormecidos no seu mundo de espetáculos.
Os artistas/designers nunca tiveram tenta responsabilidades em sua mãos como atualmente. Sabemos que somos a engrenagem por traz dessa poderosa ferramenta de comunicação e temos o mesmo poder de reproduzir a mentira ou a verdade. Agora resta-nos, pobres designers, questionar nosso ponto de vista, ajudar a arrumar a confusão feita em nome de poucos e buscar contribuir para o nascimento de uma nova sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário