quinta-feira, 10 de novembro de 2011

O design e suas convergências pós modernistas.

Segue então meu artigo e a peça conforme solicitado.

Por Marcelo Bassul

------------------------------




Nos tempos moderno o Design vive parado/estagnado à estabilidade financeira e econômica que o mercado oferece, ainda mais por se tratar de uma sociedade consumista, o design está em tudo. Mesmo nós designers nos esforçando ao máximo para mudar esse quadro, a indústria nobre em que trabalhamos, a publicidade, nada faz por essa péssima imagem. 
A sociedade é cada vez mais seduzida pelo consumismo, através de meios lucrativos, eficazes e desejáveis. É por isso que quando se observa em websites do meio, descobre-se afirmações como: “Para mudar o mercado, muda-se o olhar, a persepção e a intenção.” E depois ainda acrescentam: “Mas o que foi realmente alterado?”.
Quando o assunto é estética, o que se transformou verdadeiramente foram as ferramentas e os meios as quais a utilizamos. A competitividade dessas ferramentas nos tornam cada vez mais capazes de realizar projetos e trabalhos de maneira rápida, simples e eficaz.
Com a saturação de todos os meios, o design acaba não procurando contribuir para o crescer da sociedade, com novas idéias, tendências, tecnologias… Se contentando apenas com o que já existe, sem inovar, e repito: estamos estagnados.
Antes de quaisquer aspecto, o designer é egocentrista e sempre tenta mudar o mundo passando sua visão e seus pensamentos, mas antes de querer mudar tudo é preciso conhecer as entradas do submundo para qual a realidade será afetada, onde se cria várias manifestações e contribui para o crescimento da sociedade na dimensão política econômica. E por fim acabamos confinados em um mundo com processos críticos bem limitados.
Ok, vamos voltar a realidade? Qual é o papel do design na sociedade contemporânea? A formula mágica é a interação com a sociedade, tem que se intervir no meio urbano do objeto que produz com uma attitude complexa e intensa.
O design tem de viver cada vez mais exatamente e permanente na procura ambiciosa de crescimento e evolução, sendo confrontada e defendida a todo momento. Finalizando por um mundo de incertezas e sem limites, capaz de criar asas a imaginação sem preconceitos para aquilo que pode ainda nascer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário