quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Design Contemporâneo depende da Tecnologia?

Por Telma Patricia de Jesus Batista

O Design sempre procura mostrar do que é capaz. O contemporâneo esta presente no design de varias formas: No trabalho com o meio ambiente, sendo em faixadas de prédios modernos ou não; Projetos gráficos para revistas em que o designer e o cliente têm que trabalhar juntos; Sendo pragmático onde o mostrar o essencial é o mais importante; Poético com a estética sendo o mais importante.

Vários designers atualmente ficam presos ao computador, por vezes esquecendo que este não é o mais importante, porque não importa onde estejao designer vai procurar uma solução para o problema apresentado e na falta de meios tecnológicos irá procurar soluções a sua volta, ou seja, não devemos depender da tecnologia para fazer nossos projetos, a tecnologia deve ser um “auxilio”, um trabalho em equipe do designer conhecedor dos conceitos de design, associado a tecnologia. O designer não deve ficar preso a um único conceito, deve ter liberdade para criar, assim não correra o risco de fazer algo vazio. Muitos designers decidem seguir uma linha diferente daqueles voltados para a tecnologia, como utilizar os conceitos de design para demonstrar sua cultura regional,a história do seu país, o que é bom para preservar a sua memória cultural e mostrar para aqueles que não sabem o que é design o que é, e como está presente em suas vidas.

A tecnologia nos permite fazer várias coisas de um lado, mas também limitade outro. Contemporâneo segundo alguns dicionários“algo que é da época atual”, dado que seu inicio data do inicio do sec. XIX a própria tecnologiaé difícil de definir o que é da época atual ou não, devido as constantes mudanças que ocorrem todos os dias, com direito arevival de criações antigas adaptadas para o meio atual, associado a tecnologia, quantas vezes não vemos um rádio com um design antigo, mas quando menos esperamos ele tem uma entrada USB para inserir um PENDRIVE com músicas ou um carro atual com design de carro antigo rodando por ai?

A meu ver o Design Contemporâneo não depende da tecnologia para ser design, temos que ver que ela também ajuda muito, porém não devemosesquecer as bases do design, não ficarmos dependentes do computador. Por que MENOS É MAIS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário