domingo, 6 de novembro de 2011

Google e Doodle

por Eduardo Santos


A empresa Google, fundada em 1998 por Larry Page e Sergey Brin, desde seu início apresentava uma maneira diferente de ver a como os conteúdos deveriam ser buscados e classificados na internet. A missão declarada da empresa sempre foi "organizar a informação mundial e torná-la universalmente acessível e útil". Essa forma de pensar assim como o slogan da empresa “Don`t be evil” em inglês e “Não seja mau” em português, mostravam que a empresa não pretendia levar apenas mais uma ferramenta de busca ao público, mas sim uma nova perspectiva.

Isto mostra como o panorama da cultura contemporânea influenciou a visão da empresa. Contrapondo a postura conservadora das grandes empresas, onde a marca era algo quase que imutável, Sergey Brin sugeriu ao gerente da marca que se mudasse o logotipo com freqüência. Inicialmente o executivo de marketing Douglas Edward achou a estratégia arriscada, entretanto essa desconstrução intencional da marca chamou atenção e ninguém esperava que a atitude tornasse a marca do Google tão popular.

Doodle em comemoração aos 30 anos do jogo PACMAN

Essas mudanças divertidas e descontraídas da marca ficaram conhecidas como Google Doodle. Um Doodle é um tipo de esboço de algum desenho quando uma pessoa está distraída ou ocupada. Doodles são desenhos simples e casuais que podem ter significado concreto de representação ou simplesmente representar formas abstratas, como aqueles desenhos feitos no canto de uma folha de caderno. Atualmente são mais de 300 doodles para o site www.google.com (Estados Unidos) e mais de 700 para o resto do mundo. Essas versões da marca comemoram pessoas e datas datas importantes. O Doodle mostrado na imagem acima além de brincar com a marca possui interatividade, sendo possível o internauta jogar.

O Google não só mostrou para o mundo o quão grande se tornou, mas também como a linguagem criativa, o meio e a qualidade da informação podem construir uma grande marca. Assim como é na arte contemporânea, onde o trabalho do artista passa a exigir também do espectador uma determinada atenção, um olhar que crítica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário