quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Incertezas

Ednilson Mendes 

O maior anseio do estudante de design, é seguramente, a busca pela vaga no mercado de trabalho. Profissão de pouco conhecimento no meio social e pela falta de reconhecimento  no Brasil, torna-o um caminho de incertezas para aqueles que escolheram se tornar designers.
Peça fundamental para definir parâmetros de consumo e até cultural da sociedade mundial no século passado, o design ainda continua sendo o fator chave de definições para o segmento  de relacionamento e estilo de convívio e desejo no mundo. Atualmente, com a globalização e principalmente a tecnologia digital interativas - seja ela computador, internet, videogame e outros - os diversos ramos de design tem auxiliado bastante na busca pelas inovações e soluções  para atingir a necessidade do individuo que busca sua fé motivacional e preenchimento de sua vida e satisfação emocional numa sociedade competitiva em busca pela suposta fonte de felicidade. O design também contribui muito para uma ilusão de vida ideal. Empresas que tem o conhecimento da importância do design estão a anos ditando regras no mercado de consumo cada vez mais exigente, intenso e veloz.
Com crescimento da economia e do consumo geral, o Brasil se tornou destino de investimento de quem busca lucro em diversos setores onde se pode exercer o pleno capitalismo. Certamente o ramo do design está crescendo junto com a demanda. Será um momento pra definir o futuro da profissão e adquirir o devido reconhecimento.
Nos último anos muitos mitos ruíram, muitas crenças foram desfeitas, muitas verdades foram desmentidas. E em cada momento os movimentos foram definidas. O design também. Estamos em um momento de nova definição. O consumidor que interage através da tecnologia está cada vez mais difícil de domar. Todos estão mais ativos e cada vez menos passivos. Bombardeados de vários fragmentos de informações, podemos dizer que estamos por dentro de quase tudo.
Por conseguinte, o desenvolvimento contínuo de distintas formas de atuação prepara-nos para enfrentar situações atípicas decorrentes das novas proposições.
A verdade é que enquanto o real necessidade for o inatingível, o design vai perdurar... 



Nenhum comentário:

Postar um comentário